Pub
Pub
artigo
imprimir

Alimentos com vitamina C menos comuns

Quando se fala em alimentos com vitamina C, talvez já tenha ouvido falar na laranja, no kiwi e nos brócolos. Mas existem mais opções! Descubra que outros alimentos com vitamina C menos comuns pode incluir na sua alimentação.

Em primeiro lugar, a vitamina C é uma vitamina fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Porque não a conseguimos produzir ou mesmo armazenar, é ainda mais importante obtê-la através da alimentação todos os dias. Um adulto deve consumir cerca de 90 mg diários, mas tenha atenção que existem casos específicos. Os adultos fumadores devem, por exemplo, consumir mais 35 mg diárias. E, claro, para assegurar este consumo há que conhecer quais os alimentos com vitamina C.

 

É assim tão necessário estar atento a consumo de vitamina C? Sim! Afinal, esta vitamina que não conseguimos produzir por nós próprios participa em inúmeros processos do organismo. São alguns exemplos a produção de colagénio, o correto funcionamento do sistema imunitário e o metabolismo das proteínas.

 

Diariamente, podemos consumir a vitamina C em vários alimentos, sobretudo, nas frutas e vegetais. Assim sendo, sabe quais os alimentos com vitamina C mais conhecidos? A laranja, o kiwi, o pimento e a papaia. No entanto, não precisa de consumir sempre os mesmos para conseguir obter a quantidade de vitamina C diária!

 

Descubra estes alimentos com vitamina C menos comuns!

Alimentos com vitamina C
  • Alimentos com vitamina C

    Couve-japonesa

    A couve japonesa é uma opção que se vê cada vez mais nos nossos supermercados. Por cada 100 g é possível obter cerca de 130 mg de vitamina C. No entanto, é preciso ter em conta que a couve quando consumida crua tem um teor mais elevado nesta vitamina. Isto, porque o processo de cozedura acaba por destruir parte da vitamina C. Além disso, que outras características o podem levar a consumir mais couve japonesa? O seu teor elevado em vitamina A, potássio, magnésio, fibras e folato, por exemplo.

    1 / 5
  • Alimentos com vitamina C

    Tomilho

    Além de ser um ótimo aliado contra a dor de garganta (e, aliás, problemas respiratórios), o tomilho fresco é ainda uma boa fonte de vitamina C. É verdade! Por cada 100 g de tomilho é possível obter cerca de 160 mg de vitamina C. O que significa que, mesmo usando o tomilho apenas para temperar e adicionar novos sabores à sua alimentação está a adicionar uma vitamina C extra. Além disso, são cada vez mais os estudos que tentam descobrir os benefícios desta erva aromática. Até à data parece haver razões para a usar: o tomilho parece promover o sistema imunitário, reduzir a pressão arterial e melhorar o humor.

    2 / 5
  • Alimentos com vitamina C

    Líchias

    Apesar de as líchias serem cada vez mais comuns, não deixam de ser um fruto estranho e exótico em Portugal. Se ainda não experimentou ou se tende a preferir outras frutas, o seu elevado teor em vitamina C pode ser um bom motivo para escolher as líchias! Por cada 100 g de líchias é possível obter cerca de 72 mg de vitamina C. Além disso, as líchias contêm ómega-3 e ómega-6, ótimos para a saúde cardiovascular.

    3 / 5
  • Alimentos com vitamina C

    Goiaba

    Cada vez mais popular, a goiaba é mais uma das opções que pode incluir no seu dia a dia para trazer um pouco mais de vitamina C à sua alimentação. Por cada 100 g de goiaba é possível obter cerca de 228 mg de vitamina C. Além disso, a goiaba é ainda rica em antioxidantes, potássio e fibras. Que tal experimentar um pouco desta fruta fresca de vez em quando ou bebê-la em sumo?

    4 / 5
  • Alimentos com vitamina C

    Pimenta Chili

    Se é um fã do picante, talvez gostará de saber que o chili é também rico em vitamina C. No entanto, a opção verde é a que maior conteúdo tem: por cada 100 g de chili verde é possível obter cerca 242 mg de vitamina C! As opções vermelhas são também ricas em vitamina C, mas em menos quantidade. Uma pimenta chili vermelha contém cerca de 65 mg. Além de terem esta vitamina, as pimentas chili são ricas em capsaicina – este composto não só é responsável pelo sabor picante, como também por outros efeitos benéficos para a saúde. Estudos têm demonstrado que pode reduzir a inflamação e dor.

    5 / 5
artigo

Alimentos com vitamina C menos comuns

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Healthline

  • National Institutes of Health (NIH)

artigo
imprimir
anterior seguinte