Pub
Pub
artigo
imprimir

Diabetes autoimune: a diabetes tipo LADA

A diabetes é uma doença muito prevalente em Portugal. Mas o que é a diabetes autoimune? Será que quando o copo ataca as células do pâncreas dá sempre diabetes tipo 1?

A diabetes tipo LADALatent Autoimmune Diabetes in Adults – é um tipo de diabetes autoimune de progressão lenta. E, tal como a diabetes tipo 1, caracteriza-se pela presença de níveis inadequados ou insuficientes de insulina. Isto resulta da destruição das células beta (responsáveis pela produção de insulina). Por este motivo é que se chama de diabetes autoimune.

 

Ao contrário do que acontece na diabetes tipo 1 (cujo tratamento é a insulina desde logo), a diabetes autoimune LADA, pode ser controlada, inicialmente, com terapêutica oral. Por outro lado, enquanto a diabetes tipo 1 tem início ainda na infância ou durante a adolescência, a diabetes autoimune tipo LADA surge, sobretudo, no adulto jovem. Ou seja, entre os 25 e os 40 anos de idade. Por norma, os doentes não apresentam fatores de risco como hipertensão arterial ou excesso de peso.

 

Graças a estas particularidades, admite-se que muitos doentes possam ser diagnosticados com diabetes tipo 2 erradamente. E, sobretudo, nos casos em que há história familiar da doença ou de obesidade, ainda que estes possam ser magros e fisicamente ativos.

Uma classificação para esta diabetes autoimune, sem consenso

Atualmente não existe ainda um consenso quanto à classificação da diabetes autoimune. Alguns especialistas sugerem que este tipo de diabetes não é um tipo autónomo da doença, mas sim um subtipo da diabetes tipo 1. Razão pela qual é designada, muitas vezes, de diabetes tipo 1,5. Para outros especialistas, a diabetes LADA ocorre em continuidade ficando entre a diabetes tipo 1 e tipo 2, uma vez que partilha características genéticas de ambos os tipos.

Os sintomas a conhecer

Os sintomas de diabetes autoimune LADA desenvolvem-se lentamente e durante um período de, pelo menos, 6 meses. Importante ressaltar que os primeiros sintomas são semelhantes aos de outros tipos de diabetes:

 

  • Polidipsia;
  • Poliúria;
  • Polifagia;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

 

O diagnóstico baseia-se nos critérios de Fourlanos de 2006:

 

  • Idade inferior a 50 anos ao diagnóstico;
  • Presença de sintomas agudos;
  • Índice de massa corporal < 25 kg/m2;
  • História pessoal ou familiar de outras doenças autoimunes.

 

A presença de pelo menos 2 destas características clínicas justifica o pedido de anticorpos anti glutamato descarboxilase (GADA), que são específicos desta doença.

artigo

Diabetes autoimune: a diabetes tipo LADA

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte