Pub
Pub
artigo
imprimir

Recomendações nutricionais para diabéticos

Será que a alimentação de um diabético tem de ser restritiva e repetitiva? Olhe que não! Eis algumas dicas e hábitos alimentares que pode seguir para uma alimentação saudável e variada.

Sabemos que talvez esteja farto de ouvir falar de «recomendações nutricionais para diabéticos», mas sabe como é importante para quem vive com esta doença. Em primeiro lugar, e regra geral, os objetivos da alimentação na diabetes são:

 

 

Isto não significa que a alimentação deva ser assim tão diferente da alimentação saudável que qualquer pessoa deve fazer. Idealmente deverá fazer uma alimentação saudável e diversificada, tendo muita atenção às quantidades e à composição dos alimentos. Tem muitas vezes dúvidas na hora de comprar? Tenha muita atenção aos rótulos dos alimentos. Além disso, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) tem algumas dicas para o ajudar na hora de ir às compras – confira aqui!

 

Por isso, deixamos-lhe 5 recomendações nutricionais para diabéticos especificamente, que o podem ajudar a fazer melhores escolhas e adoptar hábitos alimentares.

Recomendações nutricionais para diabéticos
  • Recomendações nutricionais para diabéticos

    Faça várias refeições por dia

    Faça pequenas refeições ao longo do dia – o recomendado são 5 a 7 refeições diárias. Assim sendo, estará a repartir a ingestão de hidratos de carbono e a evitar a possibilidade de ter hipoglicemias (glicemia baixa).

    1 / 5
  • Recomendações nutricionais para diabéticos

    Aprenda a contar os hidratos de carbono

    Enquanto diabético é importante aprender a reconhecer os alimentos que contêm hidratos de carbono (açúcares) e ser capaz de estimar quantidades, uma vez que a medicação e o seu nível de atividade física deverão ser adequados à quantidade total que ingere. Assim sendo, nos rótulos dos alimentos embalados pode conferir o teor de hidratos de carbono na dose a ingerir. Pode ainda conferir este nosso artigo sobre a contagem dos hidratos de carbono.

    2 / 5
  • Recomendações nutricionais para diabéticos

    Aumente o consumo de fibras e fruta

    As fibras, pela ingestão de alimentos como o pão de mistura ou flocos de aveia, leguminosas (grão, feijão, ervilhas, favas, por exemplo) ajudam a:

     

    • baixar a glicemia máxima que é atingida depois da refeição;
    • reduzir o colesterol;
    • provocar saciedade (reduzindo a quantidade de alimentos que ingerimos);
    • regular o funcionamento intestinal;
    • contribuir para a perda de peso.

     

    Também a fruta deve ser ingerida diariamente. Estes são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Sabemos que contém açúcar (frutose) e, por isso, o consumo deve ser equilibrado, sendo que quando escolher os frutos com maior percentagem de açúcar (como as uvas, bananas ou figos) deve reduzir a quantidade.

    3 / 5
  • Recomendações nutricionais para diabéticos

    Corte no sal e na gordura

    A diabetes tipo 2, está muito associada à síndrome metabólica, ou seja, situação em que os doentes raramente têm «apenas» a glicemia elevada. Podem ter também, por exemplo, tensão arterial elevada (hipertensão). E há, de facto, uma relação entre diabetes e hipertensão. Assim, restringir o sal é importante para controlar este fator de risco cardiovascular.

     

    Já «cortar» nas gorduras tem que ver com o colesterol elevado ou o excesso de peso, também associados à diabetes. Mas pode optar por gorduras saudáveis: a dieta mediterrânica recomenda o consumo do azeite e de peixe (pelo menos 3 vezes por semana).

    4 / 5
  • Recomendações nutricionais para diabéticos

    Aproveite as ocasiões especiais

    A preocupação com a alimentação quando se tem diabetes não deve pôr em causa a vida social. Muitas vezes, os doentes evitam as saídas especiais só para evitar o constrangimento do «controlo» sobre o que pode provar ou para evitar sentir que tem de justificar as opções alimentares. Não deixe que isto aconteça! Para poder aproveitar todos os momentos especiais, pode optar por:

     

    • Eliminar outros hidratos de carbono de uma refeição, no dia do evento, para mais tarde poder incluir o doce (não se esqueça que para fazer isto há que controlar os valores de glicemia);
    • Não ir com fome para a refeição. Faça um pequeno lanche saudável antes de sair de casa;
    • Evitar muitos «petiscos»: observar as entradas e escolher apenas uma ou duas de que realmente goste ou queira muito provar;
    • Limitar o consumo de bebidas alcoólicas (tem valor calórico e açúcar).
    5 / 5
artigo

444.

Recomendações nutricionais para diabéticos

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Referências
  • Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

  • Diabetes UK

artigo
imprimir
anterior seguinte