Pub
Pub
artigo
imprimir

COVID-19: saiba o que tem de fazer durante o isolamento em casa

Foi-lhe recomendado o isolamento profilático em casa? Conheça as regras estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde que tem de cumprir.

A nossa parceira Prevenir tem vindo a publicar vários artigos, como o que republicamos a baixo, com base em fontes oficiais sobre o coronavírus (COVID-19) que o podem ajudar. Siga este link para aceder ao website da Prevenir.

 

 

O isolamento profilático poderá ser-lhe recomendado caso tenha sintomas de COVID-19, se tiver a doença, se aguarda resultado do teste à COVID-19 ou caso tenha estado em contacto com alguém que tenha a doença provocada pelo novo coronavírus.

10 recomendações para o isolamento em casa

A Direção-Geral de Saúde (DGS) definiu um conjunto de recomendações que deve respeitar para que o isolamento em casa cumpra o seu objetivo: a não propagação do vírus.

 

1. Permaneça em casa

 

Não se dirija ao trabalho, à escola ou a espaços públicos, nem utilize transportes públicos ou táxis, até que lhe seja dito que é seguro fazê-lo. Peça ajuda ou efetue pedidos por telefone se necessitar de mantimentos, compras ou medicamentos – a entrega deve ser deixada no exterior da casa, sem haver contacto com estafetas.

 

2. Mantenha-se separado de outras pessoas na sua casa

 

Se estiver numa habitação privada, permaneça separado de outras pessoas em casa, numa sala ventilada, com janela para o exterior, com a porta fechada. Utilize uma casa de banho diferente dos restantes membros, assim como toalhas e outros utensílios de higiene. Tome banho só depois das restantes pessoas. Se estiver numa habitação partilhada, com espaços comuns, permaneça no seu quarto, com a porta fechada, saindo apenas quando necessário e colocando uma máscara. Evite utilizar espaços comuns com outras pessoas presentes, incluindo para fazer refeições.

 

3. Ligue antes de visitar o seu médico

 

Evite deslocações desnecessárias ao seu médico assistente e ligue previamente para os serviços de saúde, averiguando alternativas.

 

4. Utilize uma máscara, se recomendado

 

Utilize uma máscara quando estiver com outras pessoas e quando visitar um médico, caso lhe tenha sido recomendado. Caso não possa usar uma máscara, as pessoas com quem vive devem usar uma quando estiverem na mesma divisão.

 

5. Lave as mãos

 

Lave as mãos ou ajude a pessoa de quem está a cuidar a lavar as mãos. Isto deve ser feito frequentemente e com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos, secando bem as mãos. Evite tocar nos olhos, nariz e boca.

 

6. Proteja as pessoas à sua volta quando tosse e espirra

 

Tape a boca e o nariz com um lenço descartável quando tossir ou espirrar. Deite no lixo os lenços de papel e lave imediatamente as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos, secando bem. Cuidadores ou conviventes de pessoas com COVID-19 (ou aguardando resultado de teste) devem utilizar lenços descartáveis para limpar o muco expelido pelo espirro ou tosse.

artigo

COVID-19: saiba o que tem de fazer durante o isolamento em casa

7. Evite partilhar objetos domésticos

 

Não partilhe pratos, copos, chávenas, utensílios de cozinha, toalhas, lençóis ou outros itens com pessoas que vivam na sua casa, quando os mesmos forem utilizados por si ou por uma pessoa com COVID-19 (ou aguardando resultado de teste). Após a utilização desses itens, lave-os com água e sabão ou na máquina de lavar loiça. Se estiver a aguardar resultado de análise para COVID-19, após utilização de roupa, lençóis e toalhas, estes devem ser colocadas num saco de plástico devidamente identificado, até saber o resultado de teste.

 

8. Monitorize os sintomas

 

Registe a sua temperatura corporal 2 vezes por dia. Procure atendimento médico imediato se a doença estiver a piorar (exemplo: sentir dificuldade em respirar). Informe a Autoridade de Saúde Local ou profissional de saúde de quem lhe tenha sido fornecido o contacto. Se for uma emergência e precisar de chamar uma ambulância, informe o operador da chamada da sua situação.

 

9. Não receba visitas em casa

 

Apenas deve frequentar a sua casa quem viver na mesma. Não convide nem permita que outras pessoas entrem em sua casa durante o período de isolamento. Caso seja urgente falar com alguém que não viva consigo, faça-o por telefone.

 

10. Separe cuidadosamente os resíduos

 

Todos os resíduos que estiveram em contacto com a pessoa (lenços e máscaras usados) devem ser colocados num saco de plástico devidamente fechado. Coloque este saco dentro de um segundo saco, também fechado. Se aguarda resultado de teste, não descarte nem acumule resíduos até saber o resultado. Nessa altura será instruído sobre o que fazer com os resíduos.

Referências
  • Revista Prevenir

  • Direção-Geral de Saúde (DGS)

artigo
imprimir
anterior seguinte